sexta-feira, 13 de julho de 2012

Será que a bioengenharia descobriu a cura para a calvície?

Fabiana Chyczij

Uma equipa de investigadores japoneses desenvolveu uma nova técnica através da utilização de células estaminais presentes na matriz dos folículos pilosos e que têm a capacidade de regenerar totalmente o pêlo. 
Publicado na última edição da revista Nature Communications, o trabalho é um passo para o fim da calvície.



Os cientistas trabalharam com dois tipos de células estaminais dos folículos, células da papila dérmica e células epiteliais, e após cultura celular, implantaram estas células em ratinhos sem pêlos nem bigodes, e observaram o crescimento dos pêlos ao fim de 14 dias.


Além disso, os folículos capilares que se desenvolveram tinham ligações nervosas, glândulas sebáceas e fibras musculares associadas, o que permite que os pêlos se ericem, como acontece quando temos frio. Tal como os folículos naturais, a equipa de Takashi Tsuji verificou ainda que os novos folículos originavam ciclos de crescimentos e de morte dos pêlos.
O próximo passo, será a realização de ensaios clínicos em humanos, o que acontecerá dentro de 3 anos.
Este estudo, acreditam os cientistas, é um avanço no desenvolvimento da próxima geração das terapias regenerativas para substituição de órgãos danificados por doenças, lesões ou envelhecimento.


Bibliografia

Toyoshima K. et al. Fully functional hair follicle regeneration through the rearrangement of stem cells and their niches.Nature Comunications. April 17, 2012. 3:784

Ross, M., Paulina, W., Histology – a text and atlas, 6th Edition, Lippincott Williams & Wilkins, a Wolters Kluwer business, 2011, Philadelphia.


Sem comentários:

Enviar um comentário